Quem Somos

A ASSOCIAÇÃO DESATANDO NÓS E CRIANDO LAÇOS é formada por uma equipe multidisciplinar com sólida formação e experiência, com a metodologia da mediação de conflitos, que tem como base o restabelecimento do diálogo. Atuamos desde 2001, nas esferas pública, privada e no terceiro setor, na Região Metropolitana de Porto Alegre, RS.

Baseamos nosso trabalho na resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na Lei de Mediação (nº 13.140/2015) e no Novo Código de Processo Civil (Lei nº 13.150/2015).

Nossa Equipe

DENISE VALLE MACHADO
Psicóloga (UNISINOS/1985), mestre em Sociologia/Antropologia (UFRJ/2004), especialista em Gestão de Recursos Humanos (UNISINOS/1993) e Mediadora de Conflitos, Certificada, nas áreas cível e família (Associação Desatando Nós e Criando Laços/2010; TJRS/2013/2018). Há 35 anos exerce atividades profissionais nos setores público, privado e no terceiro setor, nas áreas da saúde mental, gestão de pessoas, ensino superior e projetos sociais; sendo que desses, há 10 anos atua na área da mediação de conflitos, como mediadora, professora e supervisora. Além de ser associada e compor a equipe de mediadoras nesta Câmara, integra o Cadastro Nacional de Mediadores do CNJ.
EDIALEDA MARIA SUSIN

Assistente Social, formada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Aposentada pelo Estado do Rio Grande do Sul (Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social), em 2013. Mediadora Cível e Empresarial certificada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Conciliadora em formação pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, atuando como mediadora e conciliadora  nas Comarcas de São Leopoldo, Novo Hamburgo e Sapiranga.

INÊS GENEHR

Advogada, Conciliadora e Mediadora Cível e Familiar e Mediadora Empresarial, Certificada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Formada em Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) em 1995. Pós-Graduada em Direito Civil – OBRIGAÇÕES E CONTRATOS, concluído em 1996, na mesma Universidade. Pós-Graduada em Direito de Família Contemporânea e Mediação pela ESADE. Mestranda junto a Universidad de Lomas de Zomora – Facultad de Derecho – localizada em Buenos Aires/AR, em Maestria em Resolução de Conflitos, com projeto de tese aprovado e já encerrada a grade curricular das disciplinas. Mediadora Familiar, com curso realizado junto ao Gabinete de Mediação Familiar, sob responsabilidade da Professora Rosemari  Seewald, concluído em 2002. De 2002 a 2012, participou do Projeto de Mediação Familiar junto a 1ª e 2ª Varas de Família e Sucessões na Comarca de Novo Hamburgo, com atendimento semanal regular. Mediadora e Conciliadora nas Comarcas de Sapiranga, Campo Bom e Capão da Canoa. Mantém sua maior atuação dentro do Direito Civil, mais precisamente na área de Direito de Família e Sucessões.

IZABEL CRISTINA PERES FAGUNDES

Mediadora Judicial e privada. Coordenadora, instrutora e supervisora dos Cursos de Mediação Judicial da Escola Superior da Magistratura – AJURIS. Integrante do Núcleo de Estudos em Mediação da Escola da AJURIS/RS – NEM. Instrutora e Supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (NUPEMECTJ/RS). Bacharel em Serviço Social formada pela PUCRS. Especialista em Família pela UNISINOS – RS. Mestre em Mediação e Negociação de Conflitos pela Maestria Latinoamericana Europea APEP, em Convênio com o Institut Universitaire Kurt Bosch-Suíça. Professora convidada dos Cursos de Pós-graduação de Direito e Sucessão da Escola Superior do Ministério Público/RS. Professora em mediação do curso de especialização em Psicologia Jurídica – SAPIENS-PSI/Paraná. Foi instrutora do Polo de Capacitação de Instrutores do CNJ no TJRS (2013 – 2016). Capacitada em Práticas Colaborativas/RS-IBPC/RJ. Capacitada em Mediação Empresarial e Coaching – SOMEC/RJ. Capacitação em Mediação Empresarial II – SOMEC/RJ. Coordenadora de Capacitação de Mediadores Judiciais do NUPEMEC-TJRS (2012-2016). Recebeu o Prêmio Nacional “Instrutores de Mediação e Conciliação – IV Edição do Prêmio Conciliar é Legal” promovido pelo CNJ (2014). Capacitação em Negociação e Mediação de Conflitos pela UNIFOR-CE/Columbia University/NY. Curso de capacitação de Instrutores de Instrutores de Prepostos – CNJ / Brasília.

ROSA MARIA FRANCO SCHREIBER

Mediadora Cível, de Família e Empresarial, certificada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Desde 2002, atua como mediadora. Sócia fundadora da Associação Desatando Nós e Criando Laços – São Leopoldo/RS. Advogada, especialista em Contratos e Obrigações pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Licenciada em Ciências Sociais,  pela mesma Universidade.

ROSELI BLAUTH

Advogada, Instrutora, Mediadora Judicial e Privada, certificada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Pós-graduada em Docência no Ensino Superior, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS, 2019), Pós-graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho e Direito Previdenciário, pela Universidade Feevale (2010), Pós-graduada em Gestão Estratégica em Recursos Humanos, pela Universidade Castelo Branco/RJ (2009) e graduada em Direito, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (2002).

À nossa mentora

Nossa homenagem póstuma à mentora, mestre e fundadora da Associação Desatando Nós & Criando Laços, Assistente Social Rosemari Seewald, pelo amor que uniu diversos profissionais em torno da Mediação, que objetiva o tratamento dos conflitos, judicializados ou não, bem como criar novos espaços de participação cidadã e prevenir a violência, através da promoção do acesso aos direitos e a disseminação de uma cultura de paz na sociedade. O nosso profundo agradecimento!